Telefone: (11)4122-1223
Consultoria de Gestão   Consultoria de Gestão
Consultoria de GestãoMapa do SiteTwitter - Gemir CassanConsultoria de Gestão
Publicações  Publicações
  Atendimento
  Administrao do Tempo
  Artigos
  Comunicao
  Para Pensar
  Histrias Comerciais
  Palestras Gratuitas
  Trabalho em Equipe
  Anote e Divulgue
  Multidicas
  Responsabilidade Socioambiental
Banner - Lançamentos
SIG - Sistema Integrado de Gestão Breve Lançamento
Banner - Lançamentos
Publicaes - Histrias Comerciais  Publicaes - Histrias Comerciais

"DORMINDO COM O INIMIGO"

Está é uma daquelas histórias que mesmo contando, ninguém acredita, mas já que comecei vamos lá!
A empresa (três grandes lojas com deposito local) passava por terríveis momentos de liquidez (em torno
de R$. 700.000,00), as linhas de produtos estavam escassas, os funcionários desmotivados, os Diretores
viviam ausentes, enfim era o caos. Numa reunião, lá estávamos, ouvindo e anotando todos os detalhes da
grande catástrofe, após analises e até alguns debates, solicitamos alguns dias para apresentarmos um
planejamento.

Apresentamos a seguinte proposta:
- Teriam que trocar e até vender todos os seus bens, tais como carros importados, apartamentos, barcos e
as aplicações particulares, e os valores retornarem para o caixa da empresa;
- A frota de caminhões em torno de vinte; dezoito seriam vendidos, ficando apenas com dois;
- O numero de funcionários em torno de quatrocentos, após um plano de reciclagem, ficariam em torno de
duzentos;
- Que a partir de uma data estipulada, todo dinheiro que entrasse, seria guardado a "sete chaves";
- Centralização da Administração e definição da região de atuação;
- Plano de marketing;
- abertura de quinze pontos de vendas;
- Programa de Treinamento para todos os funcionários (do Diretor ao mais simples colaborador).

O plano foi aceito e após oito meses de incansável batalha, conseguimos atingir os objetivos. A Diretoria
trocou os importados (por condução nacional), os apartamentos e os barcos foram vendidos, as aplicações
retornaram. Enfim, conseguimos pagar todos os fornecedores sem que deixassem de continuar fornecendo.

Estávamos completando o primeiro ano de Consultoria de Gestão: iniciamos as aberturas de quinze pontos
de vendas que se tornaram vinte; reciclamos o pessoal ficamos com 180 colaboradores; demarcamos a
região, melhoramos as linhas de produtos; definimos uma estratégia de marketing (imagem padrão, tipos de
veiculação e a forma de convidar o cliente, bem como mantê-los).

Dezoito meses depois, tudo andava dentro do planejado, a motivação e o comprometimento de todos nos
surpreendia, e era chegado o momento de deixarmos a organização.

Seis meses depois... o telefone toca, estávamos em Maceió (AL), para nossa surpresa era um  os Diretores,
que solicitava nossa presença o mais rápido possível. Uma semana depois, lá estávamos reunidos e
ouvindo; a empresa estava "quebrando", a divida era monstruosa e que todos estavam desmotivados.

Perguntamos: o que ocorreu nós últimos seis meses?

Entre tantas desculpas, justificativas e na busca dos culpados,

ficamos surpresos com apenas uma (que soubemos muito depois da reunião):

"UM DOS DIRETORES REALIZOU UM EMPRÉSTIMO EM TORNO
DE R$. 1.000.000,00, para a compra de um apartamento categoria A
e um iate, pois a sua esposa exigia; uma vez que o nível que freqüentava imponha status".

Publicidade  Publicidade
Consultoria de Gesto xito IT Solution   HTML / CSS Valid So Paulo - SP - Fax: (011)4122-1223 - Copyright 2009 Gemir Cassan - Consultoria de Gesto. Todos os direitos reservados. Consultoria de Gesto