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01 – O COMPROMETIMENTO DA ALTA DIREÇÃO EXERCITANDO UMA GERENCIA PARTICIPATIVA – total apoio, liberdade e estimulo para que as pessoas participem e manifestem suas opiniões, façam sugestões e principalmente sejam ouvidas;
 
02 – A MOTIVAÇÃO TOTAL DOS RECURSOS HUMANOS – valorizar continuamente os membros das equipes, orientando e possibilitando o crescimento e a realização profissional, independente de cada função dentro da hierarquia;
 
03 – A CONTINUIDADE NOS PROPÓSITOS – entender claramente o que o programa propõe e o que a alta direção deseja de cada um dos participantes, levando-se em conta que ninguém é perfeito, mas que na grande maioria das vezes é preciso mudar a forma de como vemos e até fazemos as coisas. O objetivo é quebrar os velhos paradigmas do “aqui sempre foi feito assim, prá que mudar”;
 
04 – O APERFEIÇOAR CONTINUAMENTE – todos devem eliminar no dia a dia, o estar satisfeito com o “razoável ou bom”. A ordem é melhorar sempre, todos os minutos, horas e dias, assumindo novos desafios, se utilizado de novas maneiras de fazer as coisas, criando, ousando e inovando em todas as áreas da empresa;
05 – COMO DELEGAR – saber entender que a delegação é uma das ferramentas mais sólidas, quando se quer atingir os objetivos que o programa propõe. Delegar é aproximar o poder de decisão aonde são necessárias as ações.
 
06 – A COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO – proporcionar por todos os meios a melhor sintonia dos negócios da empresa, a missão, os propósitos, as estratégias e os planos a médio e em longo prazo. As equipes devem conhecer e exercitar todos os fluxos de informações seja de ordem interna ou externa, garantindo a rapidez e a confiança para com todos os dados apurados e em utilização;
 
08 – COMO GERENCIAR OS PROCESSOS – todas as empresas devem ser entendidas e compreendidas como um “grande processo” que são formados por inúmeros “processos menores”. Esses processos interligam-se de forma que é possível verificar aonde e quando algo não está caminhando dentro do desejado e podem ser gerenciados através de cinco ações gerenciais básicas: planejar, coordenar, executar, verificar e atuar preventivamente;
 
07 – O PADRÃO DO “ZERO DEFEITO” – como não se deve aceitar o “razoável e o bom”, todos os componentes da equipe não podem se conformar com qualquer tipo de erro. O objetivo é se atingir o padrão de excelência, ou seja, “zero defeito”. É preciso que todos tenham total conhecimento e saibam o que é certo e busquem continuamente a prevenção de forma a evitar qualquer desvio em relação aos objetivos planejados e acordados;
 
09 – A GARANTIA DA QUALIDADE – quando se tem a idéia fixa e o foco nas ações de se “fazer tudo certo da primeira vez”, através de processos estáveis que possuam normas e procedimentos formalizados e divulgados, com o comprometimento de todos, aonde possam ser comparados os resultados atuais versus os anteriores, tanto nos processos como na produtividade, todos concluirão que a Garantia da Qualidade está seriamente assegurada;
 
10 – A TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES – os clientes são a razão da existência das empresas, este “slogan” muito divulgado já é conhecido, praticamente por todos. Mas realmente as equipes estão determinadas em não só simplesmente atendê-los. Atualmente não basta só atende-los, é necessário muito mais que encantá-los, mas sim, surpreende-los de forma que os produtos realmente proporcionem e atendam totalmente as necessidades dos clientes. Os clientes não só compram produtos, mas acima de tudo adquirem os benefícios que os produtos possam realizar.
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