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SIG - Sistema Integrado de Gestão Breve Lançamento
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SIG   SIG
Sistema Integrado de Gesto (SIG)

Comprovadas e aprovadas, mais de 100 empresas se utilizam do Sistema Integrado de Gesto (SIG) para ajudar no gerenciamento dos seus processos de trabalho. Os benefcios que encontram incluem:

tima consistncia melhorada no desempenho na fabricao de produtos/revendas de produtos/servios e portanto nveis mais altos de satisfao dos clientes internos e externos.

Percepo de fcil constatao dos clientes em relao imagem, cultura e desempenho das empresas.

Produtividade continua e eficincia melhoradas, o que leva sensivelmente a redues de custo.

Melhoria continua da comunicao, moral e auto-estima e a satisfao no trabalho - o pessoal compreende claramente o que se espera deles e um do outro. A equipe se transforma num time.

Visvel vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing, merchandising em produo/vendas/revendas/servios.

O Sistema Integrado de Gesto (SIG) baseia-se em mais de 15 programas de Gesto entre elas ISO-9000 e 14000 com atualizao peridica das normas, que envolve questes de gesto organizacional em contnuo processo de mudana e consegue atingir as reas Administrativas, Comerciais e Operacionais das empresas, buscando uma Administrao Participava.
Cabe aqui destacar o importante papel do Sistema Integrado de Gesto (SIG) nas empresas, pois seu objetivo preparar ou ao menos conscientizar os colaboradores, orientando e colocando-os a praticarem o que determina as normas ISO 9000 para as organizaes e sua relao com seus clientes e fornecedores.

O Sistema Integrado de Gesto (SIG) apenas o comeo de uma longa caminhada rumo a excelncia em gesto Administrativa, Comercial e Operacional e prepara a sua empresa para receber uma certificadora ISO 9000.

Sig Qualidade Aprovada


15 modelos de gesto que privilegiam o Sistema Integrado de Gesto (SIG)

01) - ANLISE S W O T - Estuda a competitividade de uma organizao segundo quatro variveis: Strengths (foras), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaas). Atravs desta metodologia poder fazer-se o inventario das foras e fraquezas da empresa; das oportunidades e ameaas do meio envolvente; e do grau de adequao entre elas. Quando os pontos fortes de uma organizao esto de acordo com os fatores crticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado empresa ser, por certo, competitiva no longo prazo.

02) - ANLISE DE VALOR - uma metodologia de gesto que consiste em decompor um produto ou servio nas suas funes principais e, em seguida, delinear as solues organizacionais mais apropriadas para reduzir os custos de produo. Implica uma anlise detalhada do valor criado pela empresa atravs da distribuio dos custos totais de um produto ou servio pelas suas diferentes etapas: concepo, fabrico, venda, distribuio e servio aos clientes.

03) - BENCHMARKING - um processo sistemtico e contnuo de medida e comparao das prticas de uma organizao com as das lderes mundiais, no sentido de obter informaes que a possam ajudar a melhorar o seu nvel de desempenho. Ou seja, uma tcnica de observao e adaptao das melhores prticas das melhores empresas, que, no entanto, no deve ser confundida com a espionagem industrial.

04) - CULTURA ORGANIZACIONAL - As empresas, tal como os pases, tm uma cultura nica. , por isso, crucial que as empresas divulguem de forma explcita quais so os valores que valorizam. Quando o fazem por escrito, o documento chama-se declarao de MISSO. Este mtodo define claramente a razo por que algumas empresas tm sucesso em longo prazo, enquanto outras acabam por desaparecer. O segredo est na cultura organizacional. Nesta era de incerteza tudo deve ser posto em causa, exceo dos valores. Esses tm de ser imutveis.

05) - EXCELNCIA - O mtodo prope que as empresas excelentes tm oito caractersticas distintivas: inclinao para a ao; proximidade do cliente; autonomia individual; apostar nas pessoas; criao de valores; manter-se no que se domina; simplicidade formal; e existncia simultnea de rigidez e flexibilidade.

06) - FIDELIZAO DE CLIENTES - Engloba as tcnicas destinadas a conservar e atrair os melhores clientes de modo a aumentar a sua fidelizao empresa. Vrios estudos j demonstraram que recrutar novos clientes trs a cinco vezes mais caro do que conservar os existentes e encoraj-los a consumir mais. Aumentar a fidelidade exige detectar as principais causas de insatisfao dos consumidores, nomeadamente as razes que os levaram a recusar um produto ou servio ou a preferir o de um rival. Em seguida, as empresas devem corrigir esses pontos e melhorar a qualidade oferecida aos clientes em todas as reas. A meta final criar uma organizao totalmente orientada para o cliente (costumer-driven company).

07) - ORGANIZAO HORIZONTAL - Uma organizao horizontal ou achatada a que minimiza o nmero de nveis hierrquicos de modo a estar mais perto dos clientes e em que os trabalhadores esto tambm mais prximos dos nveis de deciso. um conceito que prope acabar com a pirmide hierrquica das organizaes tradicionais. A sua vantagem principal tornar os circuitos de deciso mais curtos, logo mais rpidos. Este tipo de organizao favorece a criao de estruturas mais leves e flexveis, em que existe uma maior descentralizao das responsabilidades. Os colaboradores, sentindo-se menos vigiados, revelam maior empenho e criatividade.

08) - QUALIDADE TOTAL - Os esforos para a qualidade total (TQM - Total Quality Management) so caracterizados pelos seguintes fatores: excelncia nos processos; cultura de melhoria contnua; criao de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e clara orientao para o mercado.

09) COMPETIO BASEANDO-SE NO TEMPO - TIME BASED COMPETTION - Consiste na reduo do tempo de respostas evolues do mercado. Hoje as empresas devem fornecer ao cliente o que ele quer, no momento em que o deseja eno mais tarde, seno ser a concorrncia a faz-lo. O metodo propoe o controle do tempo a chave para um bom desempenho da empresa. Na atual conjuntura de mudana, s as empresas capazes de adaptar-se rapidamente podem conquistar parcelas siginificativas de mercado. O poder de reao da empresa deve ser estimulado em todos os campos: produtos; produo; distribuio; e servio.

10) - X, Y, Z - As teorias X e Y so duas vises opostas sobre a natureza humana e a forma de gerir a fora de trabalho. A teoria X assume que os indivduos no gostam de trabalhar, a menos que sejam obrigados coercitivamente a faz-lo. A teoria Y defende que as pessoas tm auto-realizao no trabalho e que cumprem melhor as suas tarefas se no forem vigiadas por terceiros. A teoria Z uma variante da teoria Y. Defende que os trabalhadores tm um grau desenvolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e incentivos eficazes.

11) - 5's e HOUSEKEEPING - So dois modelos de gesto - o primeiro japons e o segundo americano -, utilizados universalmente nas mais variadas organizaes, que estabelecem conceitos "SENSOS", muito parecidos: de utilizao; de arrumao; de limpeza; de sade e higiene e de autodisciplina. Os mtodos propem que a empresa esteja sempre arrumada, organizada, limpa e as coisas em seus devidos lugares - todos os dias -, a espera dos clientes internos e externos.

12) - 10's - O Programa uma proposta que visa reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar melhoria nos ambientes,aumentar a produtividade, no descuidar da sade e segurana, modernizar as organizaes e, buscar a conscientizao das pessoas para prticas de cidadania. O programa, baseando-se no 5's (largamente conhecido e implantado), introduziu mais outros "esses", totalizando 10's, definidos como (DEZ SENSOS): 1O. - Senso de Utilizao; 2o.- Senso de Ordenao; 3o. - Senso de Limpeza; 4o. - Senso de Sade e Higiene; 5o. - Senso de Autodisciplina; 6o. - Senso de Determinao; 7o. - Senso de Treinamento; 8o. - Senso de Economia e Combate aos Desperdcios; 9o. - Senso dos Princpios Morais e ticos;e 10o. - Senso de Responsabilidade Social.

13) - S A 8000 - uma norma Internacional Voluntria, baseada nos princpios da Conveno das Naes Unidades sobre os direitos da Criana e na Declarao Universal dos Direitos Humanos. Um Sistema de Gesto de Responsabilidade Social, que atende a OIT (Organizao Internacional do Trabalho) atentado para os seguintes itens: mo de obra infantil trabalhos forados, sade e segurana, liberdade de associao e negociao coletiva, discriminao, prticas disciplinares, carga e horrio de trabalho, remunerao e sistema de gesto. O objetivo de implantao da Norma S A 8000 visa as melhorias:da imagem da marca; das relaes com os fornecedores, da confiana por parte dos consumidores nos produtos, e a conscincia social.

14) - I S O 14000 - Sistema de Gesto Ambiental, deve ser visto como uma estrutura organizacional que visa: o comprometimento poltica; planejamento; implementao, medio e avaliao; analise crtica e melhoria continua.Os benefcios advindos na implantao so: proteger o meio ambiente e a sade de seus funcionrios e dos que o cercam; comprometimento da alta administrao; maior nfase preveno do que s aes corretivas; obteno de benefcios econmicos, atraves de partedo lixo produzido pela empresas; boas realaes com a comunidade; demonstrar aos clientes o compromentimento com a gesto ambiental e outros.

15) - I S O 9001:2000 - I S O (Internacional Organiozation for Standardization) - Um Sistema de Gesto da Qualidade, que aps sua implantao e utilizao, conseguiu melhorias significativas nas empresas; na produtividade, nos custos, nas responsabilidades, no clima organizacional e nas tarefas melhor definida e controlada. O Sistema da Qualidade visto como um conjunto de processos, que visa focar o gerenciamento por processos, o que torna a norma facilmente aplicvel em todos os tipos de empresas, independente de seu porte ou atividade.
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